Pra frente Brasil: Barra da Tijuca é cenário de um clássico
segunda-feira, 24 de setembro de 2012Em 1982, ano em que nasceram os Jornais de Bairro, o filme “Pra frente Brasil” causava polêmica no cenário cultural brasileiro. Lançado durante a ditadura militar, o longa de Roberto Farias teve boa parte de suas cenas gravadas no bairro da Barra da Tijuca e conta a história de Jofre, um pacato trabalhador de classe média (vivido por Reginaldo Farias) que é confundido com um guerrilheiro. Considerado subversivo, ele é preso e torturado por engano, enquanto a sua família tenta resgatá-lo.
— “Pra frente Brasil” foi um marco do cinema brasileiro. Num momento da História em que não se podia falar abertamente sobre ditadura, o filme foi fundo no assunto. Incomodou tanto que, antes de seu lançamento, ficou retido um ano — diz o produtor do longa, Riva Farias.
As fotos ao lado mostram uma Barra da Tijuca que dava os primeiros passos em direção ao progresso de hoje. O local que serviu de locação para a cena em que Jofre consegue fugir, acredite se quiser, é a Avenida das Américas, na altura do condomínio São Francisco, ainda cercada de verde.
Também foi filmada no bairro a cena em que o torturador vivido por Carlos Zara sai do carro para capturar o foragido. O morro atrás dele fica em Vargem Grande.
— A Barra não tinha o movimento que tem hoje. Era um ambiente favorável para filmagens de corrida de carro, tiros de metralhadora — exemplifica o produtor.
Sucesso de público e crítica, “Pra frente Brasil” foi premiado como melhor filme no Festival de Gramado de 1983, além de ter sido indicado ao Urso de Ouro em Berlim.
Fonte: Jornal Extra