Barra ganha shopping de luxo
terça-feira, 4 de dezembro de 2012O Rio ganha nesta terça-feira (4) um endereço de luxo onde os maiores nomes da moda mundial estarão ao lado das grandes marcas do varejo nacional num espaço sofisticado que oferece ainda um teatro e quatro salas de cinema VIP: o VillageMall, novo empreendimento da Multiplan na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O investimento estimado no projeto é de R$ 497,7 milhões, segundo a Multiplan, empresa que detém e administra 16 shoppings no país, entre eles, no Rio, o Barrashopping e o New York City Center na Barra, e o ParkShopping Campo Grande.
A recente notícia de que a Apple vai abrir uma loja no Rio fez gerar expectativas de que o novo shopping seria o endereço da primeira Apple Store no Brasil, mas o superintendente do shopping, Gabriel Palumbo, não confirmou a informação. “Nossas negociações são sigilosas”, disse apenas.
Palumbo disse que está satisfeito com o equilíbrio entre as marcas nacionais e estrangeiras que as vitrines do VillageMall mostrarão e disse que, apesar do perfil luxuoso do empreendimento, o shopping está aberto a todas as marcas.
A inauguração do shopping, na noite de ontem segunda-feira (3), reuniu convidados numa festa que teve como mestre de cerimônias a atriz Fernanda Lima.
O presidente do grupo Multiplan, José Isaac Peres, em seu discurso de inauguração do shopping, agradeceu ao fato de ser carioca e disse que “ser carioca é um luxo”. Ele anunciou a futura expansão do VillageMall com a compra do prédio vizinho, onde funcionava uma loja da rede Wallmart.
“A migração de sedes de grandes empresas do Centro para a Barra, além de escolas, universidades e hospitais, traz um novo perfil de morador para o bairro, que são os executivos em busca de mais conforto e qualidade de vida”, disse.
Ele anunciou também a ligação do VillageMall com o Barrashopping por ônibus que sairão dos dois empreendimentos a cada dois minutos. “Um shopping vai completar o outro. E sem precisar pegar o carro”, disse.
O projeto arquitetônico do shopping, assinado pelo arquiteto Antonio Paulo Cordeiro, privilegia a vista e a integração com a paisagem, e recebeu o VIII Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa como melhor projeto comercial na América Latina. As 105 lojas reunirão marcas como Burberry, Ermenegildo Zegna, Gucci, Michael Kors, Tory Burch, Sephora, Montblanc, CH Carolina Herrera, Hugo Boss, Louis Vuitton, Tiffany & Co., Cartier, Miu Miu, Anne Fontaine, Kate Spade New York, Diesel, entre outras.
“O VillageMall é único na cidade do Rio de Janeiro em termos de mix, serviços e arquitetura. Teremos marcas internacionais inéditas e nacionais renomadas. Com isso, vamos inserir o Rio no roteiro de luxo mundial. Este será um shopping completo, sofisticado e aconchegante. O carioca vai se apaixonar”, afirma Palumbo.
Para o lazer, o shopping oferece um teatro com capacidade para 1.060 pessoas, com vão livre de 30 metros e altura de palco de 16 metros, capaz de abrigar grandes espetáculos, de padrão internacional, e quatro salas VIP de cinema, com 396 lugares. O centro de eventos poderá abrigar exposições de arte, mostras culturais e eventos corporativos. Parte dos restaurantes terá como vista o terraço voltado para a Lagoa da Tijuca, que será a vista também de parte dos restaurantes.
“O teatro será inaugurado em abril de 2013 e será o melhor do Rio depois do Teatro Municipal”, disse Peres.
O shopping terá horário de funcionamento diferenciado: de segunda a sábado, das 11h às 23h, e aos domingos de 13h às 21h (restaurantes a partir do meio dia).
A Multiplan ressaltou o potencial de consumo da Barra da Tijuca. A renda per capita do bairro é de R$ 2.488,00, a segunda maior do município, atrás apenas da Lagoa, e na frente de Ipanema e Leblon, bairros da Zona Sul do Rio de Janeiro, segundo o IBGE (2000). A expectativa de vida no bairro é de 77,8 anos e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), é de 0,959, o mesmo da Lagoa, empatados em terceiro lugar dentro do município do Rio. Até 2020, a projeção é que a Barra tenha 500 mil moradores, 65% a mais do que o número atual, segundo a empresa.
Fonte: G1