Sobre Barra da Tijuca

bairro da Barra da Tijuca

Barra da Tijuca é uma região que compreende a área da região administrativa da Barra da Tijuca, localizada entre o oceano Atlântico, os maciços da Pedra Branca e da Tijuca, e Jacarepaguá, geograficamente na Zona Sudoeste do município do Rio de Janeiro, capital do estado homônimo.

É formada por oito distritos - oficialmente bairros: Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Vargem Pequena, Vargem Grande, Camorim, Grumari, Joá e Itanhangá, abrangendo uma população de aproximadamente 330 mil pessoas. Sua área total é de 165,59 km², equivalente ao tamanho da região urbana de Tel Aviv e pouco maior que a cidade de San Francisco, California. O gentílico para os nascidos ou os que lá vivem é barristas.

Possui ao todo 27,3 km de praias oceânicas, sendo as maiores a Praia da Barra e a Praia da Reserva, ambas localizadas no bairro da Barra da Tijuca. A região possui ainda três grandes lagoas, sendo a de maior extensão a Lagoa de Marapendi.

A Barra da Tijuca é cortada por três vias principais: a Avenida das Américas (principal via da região, que segue por Guaratiba e possui cerca de 40 quilômetros), a Avenida Ayrton Senna (que liga a Barra ao bairro de Jacarepaguá e à Linha Amarela), e a Avenida Lúcio Costa, antiga Avenida Sernambetiba (ao longo do litoral).

Faz limite com o bairro de Jacarepaguá ao norte, com o maciço da Pedra Branca a oeste, com o maciço da Tijuca a leste, e com o Oceano Atlântico ao sul. O Bairro da Barra da Tijuca é o centro cultural, econômico e administrativo da região.

A Barra, como é conhecida popularmente, é uma região relativamente nova, classificada como de alto desenvolvimento pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH=0,959). Os dados demográficos indicam que a região foi a que mais cresceu no município na década de 1990: cerca de 44%, ou 124 mil novos habitantes. O maior aumento populacional ocorreu na segunda metade da década, com uma taxa relativa de crescimento de 26%, ou 45.721 mil novos residentes.

História

A região da Barra era originalmente um imenso areal, com vegetação rasteira típica de restinga. A área, cheia de alagadiços e imprópria para o plantio, permaneceu desocupada até meados do século XX, sendo frequentada apenas por pescadores. No ano de 1667, a região foi doada a religiosos beneditinos, que implantaram engenhos apenas nos bairros de Camorim, Vargem Pequena e Vargem Grande.

Em 1900, as terras da Baixada de Jacarepaguá foram vendidas para a Empresa Saneadora Territorial e Agrícola S.A. (ESTA), ainda hoje grande proprietária de terras na área. A concentração de grandes extensões de terras em mãos de poucos foi uma das causas do crescimento tardio, além da dificuldade de acesso à região, por estar separada do restante do município por grandes cadeias montanhosas, com picos que variam de 800 a 1200 metros.

A ocupação efetiva da região deu-se inicialmente pelas suas extremidades, tanto no atual Jardim Oceânico quanto no Recreio dos Bandeirantes, que possuem as mesmas regras urbanísticas e limites de construção, diferenciados de todo o restante da região. Para atender aos novos loteamentos do Jardim Oceânico, foi construída pela iniciativa privada a Ponte Nova sobre a lagoa da Tijuca.

O grande marco do início do desenvolvimento da Barra da Tijuca, no entanto, se deu na administração do governador do estado da Guanabara Negrão de Lima, que encomendou ao urbanista Lúcio Costa um projeto urbanístico para a região. O Plano Piloto da Barra da Tijuca de 1969, similar ao Plano de Brasília, de inspiração no urbanismo dos Estados Unidos, com grandes avenidas e grandes espaços abertos, marcou definitivamente o início do estilo de vida peculiar da Barra.

Na década de 1970, foi construída a Auto-Estrada Lagoa-Barra, que possibilitou o maior desenvolvimento, diminuindo o tempo de transporte para a zona sul da cidade do Rio. Por essa mesma época consolidaram-se grandes condomínios e bairros planejados inspirados num então novo modelo de vida, com destaque para o Nova Ipanema e o Novo Leblon.

Na década de 1990, outro grande marco urbanístico que possibilitou melhor ligação com a Zona Norte da cidade do Rio foi a criação da Linha Amarela, via expressa que liga a Barra da Tijuca à Ilha do Fundão. A partir de então, o crescimento da Barra tem se caracterizado por grandes afluências de pessoas de todas as partes da região metropolitana do Rio.

Projeto Cidade da Barra

Durante os anos 1980, a Barra da Tijuca viveu uma explosão demográfica, com praticamente todos os terrenos ao longo das suas avenidas ocupados por grandes condomínios residenciais, parques, supermercados, shopping centers, escolas, hospitais. As avenidas foram duplicadas e receberam sinalização. Nesta época houve um movimento de emancipação da região da Baixada de Jacarepaguá, mas o resultado do plebiscito, muito embora os que votaram pela emancipação tenham sido maioria, não foi suficiente para implementá-la devido ao quórum de votantes ter ficado aquém do mínimo exigido.

Há um projeto de lei em andamento na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro em que se prevê a formação de um novo município formado por todos os bairros da região da Baixada de Jacarepaguá, com o nome de Barra da Tijuca. O projeto, porém, depende da aprovação do Projeto de Lei em tramitação no Congresso Federal, PEC 13/03, que transfere aos estados a competência para legislar sobre a matéria, como era até 1996.

Para homenagear a comunidade de moradores deste maravilho bairro, o Encontra Rio de Janeiro criou o Encontra Barra da Tijuca na cidade do Rio de Janeiro.

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Dados Principais sobre Barra da Tijuca

População -
Renda média -
IDH 0,959 - muito elevado
Subprefeitura Barra da Tijuca
Região Administrativa Oeste
Área Geográfica Oeste

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